Cerca de 10% das mulheres espanholas em idade reprodutiva sofrem de síndrome de ovários policísticos (SOP), um distúrbio metabólico associado a níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos) que se podem transformar em estrogênio. É diagnosticada através de uma análise de sangue.

A síndrome tem relação com a resistência à insulina,o organismo não reage à ação deste hormônio e a glicose não entra nos tecidos, com o que fica na corrente sanguínea e aumenta a probabilidade de sofrer de diabetes.

Alguns dos sintomas mais comuns são cerca de ovários cheios de cistos, hirsutismo, acne, excesso de peso, irregularidades nos períodos menstruais, queda de cabelo ou infertilidade.

Sem drogas

É vital fazer uma mudança alimentar para tratar a síndrome dos ovários policísticos.

Há que reduzir os hidratos de carbono e fazer um aporte extra de proteínas e gorduras saudáveis com ação anti-inflamatória, além de manter em bom estado o sistema digestivo e sua microbiota.

Além disso, de acordo com a medicina tradicional chinesa, a doença se deve a um excesso de humidade no meridiano do fígado. Há que promover a desintoxicação do fígado, praticar esportes e cuidar das emoções.

Estes dez alimentos que podem te ajudar a fazer pender a balança para uma dieta que equilibre todas estas frentes:

1. Batata refrigerada, para alimentar o cólon

A batata cozida com pele e refrigerado por, pelo menos, 24 horas muda de amido gelificado por amido de tipo resistente, que não é absorvida no intestino e “alimenta” diretamente as bactérias do cólon.

Tomar 1batatapor dia.

2. Amoras são ricas em antioxidantes

Contêm elevadas quantidades de antioxidantes, que fazem frente aos processos inflamatórios. Este tipo de fruta é a mais baixa em açúcares.

Consome 1 xícara de amoras dia sim, dia não.

Delicioso antioxidante

3. Nozes macadamias, com gorduras saudáveis

Estas nozes contêm gorduras saudáveis, mas, ao contrário de outras sementes não são tão ricas em omega-6 e não favorecem processos inflamatórios.

Desfrute de um punhado ao dia.

4. Canela, em pó ou em galho

Esta especiaria, que confere sabor doce às nossas preparações e chás de ervas, é uma das melhores para regular os níveis de açúcar no sangue.

Há que usá-la diariamente, em pó ou em ramá, para beneficiar-se de suas grandes propriedades.

Coração saudável

5. Castanhas em vez de cereais

Com hidratos de carbono na forma de amido resistente e um índice glicémico muito baixo, são muito saciantes e uma boa alternativa aos cereais.

Na temporada inclúyelas em sua dieta entre 2 e 3 vezes por semana. Lembre-se que, fora de temporada, também pode usar a farinha.

6. Abacate rico em ácido oleico e vitamina E

Uma das melhores fontes de gorduras saudáveis e de vitamina E, é imprescindível para o correto funcionamento do aparelho reprodutor e, além disso, antioxidante e muito anti-inflamatória.

Pegue meio abacate por dia, em saladas, mousses, maionese…

7. Kimchi para cuidar de sua microbiota

Uma preparação coreana que pode incluir repolho, cebola, pimentão e cenoura, entre outros ingredientes, e que se elabora, deixando-os fermentar. Estes legumes diminuem a formação de estrogênio e o kimchi em si, além disso, nutre a flora intestinal.

Consome kimchi e outros fermentadosdiariamente.

O rico probiótico

8. Alcachofras, seu amargor se depura

Suas substâncias “amargantes” ajudam a função hepática e a sua fibra alimentam a microbiota intestinal. É importante consumir verduras e legumes, de sabor amargo, porque favorecem a depuração.

A Cada 2 ou 3 dias comer alcachofras.

9. Pregos, uma ajuda desintoxicante para o fígado

Muito depurativos, ajudam o fígado a desintoxicar e são ricos em clorofila. Além disso, como a maioria de legumes, fornecem fibras que alimentam a flora intestinal.

Na época, toma pregos a cada dia. Outros vegetais que não podem faltar são as couves, que estão disponíveis na época em que não encontrará espargos.

Em forma

10. Alho-poró para evitar o excesso de estrógeno

Como cebola e alho, ajudam a reduzir a formação de estrógenos, são ricos em fibras, favorecem o fígado e as suas funções de depuração.

Você pode comê-los diariamente em caldos, salteados…




10 alimentos contra os ovários policísticos
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