Muitas vezes, quando o fígado está sobrecarregado, podemos notar falta de concentração, prisão de ventre, má digestão, pele seca, irritação, apatia ou dificuldade na tomada de decisões. Isso é especialmente comum na primavera. Mas com alguns cuidados em seguida, melhoraremos os sintomas.

Evite os alimentos processados, açúcar e estimulantes, e introduz os legumes crus, de sabor amargo, germinados, folhas verdes, fermentados e proteína de qualidade. Assim ajudas ao fígado e órgãos emuntorios a desintoxicar o organismo.

Toma cúrcuma e boldo, estas plantas melhoram a função hepática.

Coloque-as em seu kit

O fígado necessita de um bom descanso, alguma atividade física, para suar e eliminar tóxicos acumulados, jantar cedo e mimar dizendo: “sssshhhhh” (em tai chi chuan se pronuncie internamente este som durante os exercícios para acalmar o fígado, que segundo a medicina chinesa é onde se guarda a raiva).

Cara cuidar do fígado, deverá consumir estes alimentos várias vezes por semana e alguns, até mesmo, diariamente.

1. As alcachofras limpam o fígado

De sabor amargo, contribuem para a limpeza e desintoxicação do fígado. São ricas em silimarina, um antioxidante que também está no boldo, planta rainha para o cuidado do fígado.

Tómalas 2 ou 3 vezes por semana temperadas com suco de limão e cruas ou cozidas no vapor.

2. Vezes de rabanete, fermentados benéficos

A fermentação contribui para os picles um sabor ácido e boas bactérias da flora intestinal. O sabor ácido, segundo a medicina tradicional chinesa, está associada também ao cuidado do fígado.

A Cada dia, acompanhando as refeições principais com 1 colher de sopa de vezes de rabanete.

3. O brócolis é uma crucífera muito recomendável

Esta crucífera é uma das verduras mais recomendadas para a saúde do fígado, que é o que é rica em enxofre, imprescindível na segunda fase de desintoxicação do fígado.

O vapor ou wok, consome brócolis 3 ou 4 vezes por semana.

No seu ponto

4. Alho-porro, rico em compostos sulfurados

Juntamente com os alhos e as cebolas, o alho-poró é também rico em compostos enxofrados, que ajudam o fígado a funcionar na perfeição.

Você pode comê-lo diariamente, em caldos, cremes ou ao vapor.

5. Os grão-de-bico fornecem aminoácidos

Precisamos de aminoácidos para formar enzimas que intervêm no metabolismo de limpeza do fígado. Não nos podemos esquecer! E os grão-de-bico, como outras leguminosas, constituem uma excelente fonte de aminoácidos.

Leva grão-de-bico 4 vezes por semana , junto com outras leguminosas, como ervilha.

6. Germinados de rabanete ou brócolis: vitaminas, minerais e enzimas

Os germinados são repletos de vitaminas e minerais biodisponíveis, além de somar enzimas na dieta. Tanto uns como outros fornecem as substâncias necessárias para o fígado.

A Cada dia adiciona um punhado às suas saladas.

7. Espargos, para eliminar os tóxicos pela urina

Ricos em água e enxofre, favorecem a eliminação de substâncias tóxicas através da urina e a formação de aminoácidos sulfurados necessários no processo de limpeza.

Consome espargos verdes 3 ou 4 vezes por semana no vapor, assados ou salteados.

Fígado saudável

8. O nabo daikon favorece a função renal

Segundo a medicina tradicional chinesa é uma das hortaliças que são indispensáveis para a correcta eliminação através da urina de toxinas produzidas no fígado, já que é uma raiz com muita água e favorece a função renal.

Adicione-o em seu caldo vegetal ou creme de legumes dia sim dia não.

9. Maçã, rica em antioxidantes e em pectina

Não só é rica em antioxidantes, necessários para neutralizar os radicais livres que se formam na primeira fase de desintoxicação. Também o é em pectina, uma fibra solúvel que favorece o trânsito intestinal e a eliminação de substâncias através das fezes.

Tomar 1 por dia crua ou em compota.

Com muita fibra

10. Pepino: diurético e hidratante

Outro alimento rico em água e minerais que favorecem a excreção de substâncias tóxicas através da urina, é diurético e laxante. Além disso, é muito hidratante e baixo em calorias.

Adicione-o diariamente, semipelado, aos seus sumos ou batidos e às saladas.




10 alimentos para cuidar do fígado
Rate this post