Os benefícios do exercício são inúmeros e vão muito além de simplesmente emagrecer. Há muitas razões para calçar os chinelos, a partir melhores formas física e mental até os ossos mais saudáveis, indo muito mais além do que o fato de conseguir entrar em um tamanho menor.

Gata fazendo exercícios de alongamento

1. Favorece a saúde óssea

No que diz respeito aos ossos, o exercício atua em vários níveis. Seja em exercícios de resistência, ou com pesos, ou praticando esportes como o tênis, ou correr, ou até mesmo dançar, todo exercita os músculos, fortaleciéndolos, e ajuda a evitar as perdas de massa óssea.

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Mistura o tipo de exercícios. Levanta pesos, caminhe, faça exercícios de resistência e agilidade, e também de equilíbrio (que ajudará a prevenir quedas).

Correr não está entre eles.

2. Reduz o risco de doenças graves

É extensa a lista de doenças que o exercício físico ajuda a evitar ou aliviar, e afeta positivamente a saúde de várias maneiras. Melhora a saúde cardíaca, aumenta a resposta do corpo à insulina, baixa a intensidade e a gravidade dos ataques de asma e fortalece os músculos, prevenindo a dor nas articulações.

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Variar a rotina. Se a sua intenção é melhorar a sua saúde cardiovascular, você terá que alterar regularmente a rotina e certificar-se de que o seu exercício é suficientemente rígido para aumentar continuamente a sua forma física. Se o seu objetivo é uma força rotina que ajude com dor nas costas, é importante introduzir novos exercícios que façam trabalhar os grupos de músculos relevantes.

Alguns deles são surpreendentes

3. Melhora o estado de ânimo

O esforço de um bom trabalho em matéria de exercício tem a sua recompensa, em forma de download dessas substâncias, que fazem você se sentir tão bem, as endorfinas. Os cientistas também acreditam que a liberação do neurotransmissor epinefrina melhora o estado de ânimo.

Grupo diversificado fazendo ginástica

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Recorre a um monitor ou vá à sala de aula para maximizar seus esforços. Não só você vai ter um pouco de companhia, mas que se comprometerás com seus colegas ou com o monitor para fazer as coisas bem.

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4. Aumenta o nível de energia

O exercício melhora o fluxo sanguíneo, o que proporciona um “extra” de oxigênio para as células. Desta forma, o exercício te levanta desse estado de preguiça. Um estudo realizado na Universidade de Geórgia, revelou que os voluntários –saudáveis, mas sedentários– que empreenderam rotinas de exercício de 20 minutos, três dias por semana, durante seis semanas, informaram encontrar-se menos cansados e com maiores níveis de energia.

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Concentre-se em exercícios não muito duros. Se bem que é apropriado a partir de um ponto de vista global variar com rotinas de intensidades diferentes, no que diz respeito à energia, parece que há unanimidade em que o melhor é um nível entre baixa e moderada. Sim, após um exercício difícil aproveitar essa a recompensa que lhe falávamos, mas as sessões menos intensas aumentam a sua energia, com menor risco de que mais tarde te derrubar.

Algumas dicas para melhorar o seu esforço

5. Melhora a qualidade do sono

O exercício afeta o sonho de muitas maneiras, ajuda a cansar o corpo e a mente, além de atenuar a resposta a qualquer estímulo desencadeante de stress.

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Adapta o seu horário adequadamente; é a sua experiência que dite as horas. Faça o teste: se você vê que um exercício de alta intensidade se mantém em funcionamento até 12 pm, tenta passá-lo para a manhã.

6. Predispõe o sexo

As endorfinas produzidas por uma sessão intensa provocam a liberação de hormônios sexuais. Adicione a isto a redução do nível de estresse, a melhora no nível de energia resultante do aumento do fluxo sanguíneo e você estará em uma posição vencedora para um bom tempo na cama.

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Não esqueça o assoalho pélvico! Exercê-deve ser parte fundamental da rotina de exercício. Fortalecer os músculos pélvicos e aumentar a sensibilidade, potenciando o orgasmo.

Tenista bebendo água em um intervalo

7. Melhora a memória

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, descobriu que o exercício aeróbico realizado com regularidade aumenta o tamanho do hipocampo, área do cérebro responsável pela memória verbal e a aprendizagem.

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Faça-o de forma regular e de modo que seja viável, não se trata de pôr toda a carne no assador para obter benefícios imediatos. Os participantes da pesquisa caminharam em ritmo rápido, não mais que uma hora, um par de vezes por semana.

8. Aumenta a produtividade

Maior concentração, aprendizado mais rápido e com maior criatividade, isso soa como uma lista de desejos no escritório, mas será que você que tenha os resultados. Um estudo da Universidade Metropolitana de Leeds, comparou-se o desempenho de um grupo de trabalhadores os dias que faziam exercício com os dias que não o faziam. Os resultados mostraram que, nos dias de exercício, os trabalhadores geriam melhor os seus tempos e eram mais produtivos; também se mostravam mais robustos e mais tolerantes com seus colegas.

Otimiza resultados:

Aproveita todas as oportunidades. Se você não pode fugir de sua mesa para uma sessão completa, entrada mini-pausas para fazer exercício. Os efeitos cumulativos de subir a escada várias vezes ao dia ou de andar pelo menos uma parte do trajeto entre sua casa e o escritório têm semelhantes benefícios que uma sessão estruturada de exercício.

9. Suaviza a pele

A maior oxigenação –e melhora a nutrição celular– devida ao aumento do fluxo sanguíneo, tem um efeito benéfico sobre a pele. E a combinação de ambos se favorece a produção de colágeno, a proteína que proporciona resistência e elasticidade da pele.

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Proteja-se bem a pele quando fizer exercício ao ar livre. Todos nós gostamos que o sol mañanero nos pet um pouco, mas para cuidar bem da pele, tanto a curto como a longo prazo, é fundamental que você use protecção solar.

10. Fortalece os músculos

O tecido muscular é mais ativo metabolicamente que o tecido adiposo, de modo que queimar calorias com mais eficiência. Seja qual for seu objetivo no que diz respeito ao seu aspecto –uma “barra de chocolate” bem definida ou que se observem os bíceps, você não precisa passar muito tempo na área de musculação do ginásio para ver os resultados.

Otimiza resultados:

Levanta pesos leves, pesos pesados, e levántalas de forma diferente. Varia de suas rotinas de levantamentos de maneira que você trabalhe os músculos de várias formas, combinando diferentes pesos com, por exemplo, uma bola suíça.

10 benefícios do exercício para perda de peso
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