Há muitas coisas para fazer nas ilhas Gili, um dos pequenos paraísos que ficam na terra, perfeito para relaxar alguns dias, depois de uma grande viagem pela Indonésia.
Estas 3 pequenas ilhas Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air, que se encontram muito perto da ilha de Lombok, a menos de duas horas em um barco rápido de mágica Bali, podem-se percorrer em menos de duas horas andando e estão rodeadas de um fundo marinho espetacular, algo que a torna um dos destinos mais desejados para buceados e amantes do mergulho.
Gili Trawangan é a ilha que conta com mais infraestrutura turística, hotéis, casas particulares, bungalows, cafés, esplanadas a pé da praia, restaurantes, bares e empresas de mergulho, que farão com que você entediado em nenhum momento. Isso sim, não é a ilha mais adequada para os que procuram um espaço em que prevalece a tranquilidade já que as noites costumam ser movidas e na alta temporada, há muita gente.
Gili Air sempre foi o paraíso dos turistas de mochila às costas e, embora nos últimos anos está crescendo a um grande ritmo, esta ilha é uma opção perfeita para os que querem mais tranqüilidade do que em uma piscina de mergulho privada e com umas instalações e serviços em forma de vilas e restaurantes maiores do que em Main.
Gili Meno, situada entre Gili Trawangan e Gili Air, tem as zonas de praias mais bonitas e, além disso, é a mais silenciosa, pelo que poderíamos dizer que é perfeita para os casais e para os viajantes que buscam mais tranquilidade.
Em nossa viagem à Indonésia por livre passamos 5 dias nas ilhas Gili, enquanto que, em nossa última viagem a Bali ficamos uma semana em Gili Trawangan, com base em nossa experiência, fizemos uma lista com as melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili.


Como ir para as Ilhas Gili


A opção mais rápida e confortável para ir as Ilhas Gili, quer seja a turismo Bali ou a vizinha Lombok, é com barco rápido. A maioria de viajantes chegam às Ilhas Gili em Bali contratando um pacote que inclui transporte desde o hotel, tem que estar localizado na zona centro-sul de Bali, até a zona de saída do barco de Padang Bay, mais o trajeto de barco rápido para a ilha escolhida.
Este sistema é o que nós escolhemos as duas vezes que visitamos e você pode contratar em qualquer agência de Ubud ou na cidade em que se hospeda. O preço está entre 70 e 90 euros, ida e volta, uma boa opção é reservar com antecedência o ticket a um preço parecido com uma agência de confiança.
Algo a ter muito em conta é que tem que estar muito atento na viagem de volta para a área de desembarque em Padang Bay, já que ao sair do barco há muitos locais pedindo o bilhete e perguntando a cidade a que te diriges. Não faças caso, já que não pertence às companhias de barco rápido. Em contra, o que você tem que fazer é continuar caminhando até o estacionamento e só subir na van que leva o nome da agência com a qual você contratou o pacote.


1. Ver o pôr-do-sol


Uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili é aproximar-se o momento do pôr-do-sol às alguma das muitas esplanadas que existem em primeira linha de praia para tomar uma bebida enquanto espera uma das melhores pores-do-sol do mundo.
No nosso caso, todas as vimos em Gili Trawangan, nosso lugar, que tem um espetacular pôr-do-sol com o vulcão Agung de Bali, de fundo. Em cada ilha você verá vários restaurantes e cafés a pé de praia, com cadeiras, espreguiçadeiras, mesas na praia e até música de fundo, para aproveitar o grande momento do dia, por isso que o único problema que você terá, será escolher em qual deles desfrutar de um dos momentos mais incríveis do dia.
A área do pôr-do-sol em Gili Trawangan, como nas outras ilhas, encontra-se perfeitamente sinalizado e embora você pode perguntar para ter a certeza, a melhor maneira de localizá-la são os vários balanços que há sobre o mar e que você não pode deixar de tirar uma foto de cartão postal, enquanto cai o sol e um potente vermelho ilumina o céu.

Pôr-do-Sol em Gili Trawangan

Pôr-do-Sol em Gili Trawangan



2. Praticar mergulho


As Ilhas Gili têm um dos fundos marinhos mais lindas do mundo, que farão as delícias dos amantes do mergulho. Deve ter em conta que há muitas zonas do recife que não se podem desfrutar fazendo apenas snorkel e embora você possa ver tartarugas e outros peixes em águas pouco profundas, os corais mais lindas e mais bem conservados, e os peixes maiores, estão a mais de profundidade.
Isso, além dos baixos preços dos cursos de mergulho, juntamente com a boa temperatura do mar e a claridade da água, o que tornam as Ilhas Gili em um lugar ideal para se iniciar no mundo do mergulho.
Neste último viajar, mas já tinha mergulhado antes, eu levei a dispor de mais tempo para me tirar o título Open Water scuba por um preço de 5500000 (mais ou menos 340 euros) na escola Cobertor Dive de Gili Trawangan, com Victor, um instrutor espanhol com o que eu tive a sorte de aprender muito.
Este curso pode ser em 3 dias, inclui 4 mergulhos no mar e é perfeito para aprender tudo o indispensável deste mundo.
Se você não tem muito tempo, você pode fazer um batismo de mar , que inclui uma imersão ou se já é mergulhador, reservar mergulhos.

Mergulho, uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili

Mergulho, uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili


3. Dar a volta completa à ilha


Gili Trawangan, a maior ilha de todas, não mais do que 3 quilômetros de comprimento por 2 de largura, e leva em torno de umas 2 horas para dar a volta completa à ilha passeando tranquilamente. Gili Memo e Gili Air são um pouco mais pequenas e podem ser contornado facilmente em uma hora e meia.
O melhor de dar a volta à ilha pela areia da praia, ou o caminho que vai em paralelo à costa, é que lhe permite ver todos os cantos da ilha, os pedaços mais bonitos de praia, os bungalows mais tranquilos e os restaurantes mais charmosos.
Por isso nós recomendamos fazê-lo no primeiro dia para descobrir esses lugares e ir outro dia com mais tempo do que você mais gostou. Na maior parte do dia nas Ilhas Gili a temperatura supera os 30 graus, pelo que é recomendável dar a volta justo ou antes do nascer do sol e, acima de tudo, levar água.
Outra opção é se virar com uma bicicleta alugada ou fazendo running.

Cercar Gili Trawangan

Cercar Gili Trawangan


4. Visitar as 3 ilhas


Fazer uma visita à uma ou às duas restantes ilhas é uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili. Há barcos locais, que saem de manhã e voltam à tarde, a um preço de cerca de 40000 rúpias (menos de 3 euros) o trajeto, que costuma durar cerca de 20 minutos.
Outra opção mais confortável, e sem perigo de ficar sem praça, são os barcos rápidos que partem a cada hora por um preço 80000 rúpias, embora haja que ter em conta que o último barco de volta às 5 da tarde.
Você pode visitar duas ilhas no mesmo dia, embora nós recomendamos visitar tranquilamente, apenas uma, saindo a primeira hora da manhã e voltar à tarde.
Se você tem este tempo pode dar tranquilamente a volta completa, tomar algo em alguma de suas varandas, fazer snorkel e depois de comer em um dos restaurantes charmosos, pegar o barco de volta.

Gili Meno

Gili Meno


5. Dormir em um bangalô


Uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili é se hospedar em um bangalô de telhado de palha, o seu alojamento mais típico. A maioria dos hotéis já são grandes resorts como o Vila Ombak em Gili Trawangan, em que ficamos em nossa primeira viagem, como em pequenas propriedades, têm uma área de belos bangalôs individuais.
Os mais caros, muitos com ar condicionado, algo quase obrigatório pelo calor da ilha, onde se situam perto do porto e da área de restaurantes, o problema é que muitas vezes a falta de tranquilidade e silêncio do que você pode imaginar seria viver em uma ilha, principalmente em Gili Trawangan.
Em áreas com menos infra-estrutura turística das ilhas encontram-se para nós os bungalows com um charme a mais, alguns com vista para o mar, que lhe permitem relaxar as 24 horas do dia. O problema de escolher o alojamento mais distante, é o tempo que você perde em viver, até à zona de restaurantes e locais e o momento da volta, se é de noite, há que ter também em conta que não há quase nenhuma iluminação no caminho.


Procure aqui a sua acomodação ideal em as Ilhas Gili.

Bungalows nas Ilhas Gili

Bungalows nas Ilhas Gili


6. Dar-lhe uma massagem, uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili


Se vier de Bali, você agradecerá que as Ilhas Gili possa desfrutar de seus fantásticos massagens. Depois de dar a volta na ilha não há nada melhor do que desfrutar de uma massagem de pernas recover ou depois de uma longa jornada de snorkeling ou mergulho, um tradicional massagem balinesa.
Existem muitos salões de massagens e de spa, nas Ilhas Gili, mesmo entre os mais recomendados encontram-se o Azure Spa em Gili Trawangan e o Slow Spa em Gili Air.


7. Columpiarte


Uma das coisas que têm se multiplicado nos últimos anos nas Ilhas Gili são os balanços sobre o mar, sobre tudo em Gili Trawangan.
Parece que ter um restaurante ou local, a primeira linha de mar não é completo sem colocar um balanço ou uma rede sobre o mar para que o cliente possa levar uma foto de cartão postal, e que não seremos nós os que lhe digamos, que não para esta atividade, que nos levará de volta à infância em um ambiente mais paradisíaco.
O mais famoso e um dos primeiros balanços das ilhas encontra-se em Gili Air, e é o que coloca o nome da ilha em madeira e que saiu em dezenas de fotos de Instagram.
A melhor hora para essa foto é ao pôr-do-sol e algo que há que ter em conta é que, tanto na abordagem como ao subir ou descer do balanço de madeira, há que ter muito cuidado, já que a maré da tarde sobe e um deslizamento ou pisar o corte coral, poderiam estragar o momento.

Balanços nas Ilhas Gili

Balanços nas Ilhas Gili


8. Fazer snorkel


As 3 ilhas Gili contam com o fundo marinho repleto de corais e peixes que junto à pouca profundidade e clareza da água e uma temperatura rondando os 30 graus, o convertem em um dos melhores lugares do mundo para a prática de snorkelling.
Ao redor das ilhas Gili há vários pontos para desfrutar do mergulho, o nosso favorito é o Turtle Point em Gili Trawangan, em que, além de ver todo o tipo de peixes tropicais e corais de cores, alucinarás com as enormes tartarugas que costumam estar nesta área.
Recomendamos alugar um kit de aletas, tubo e máscara por cerca de 40000 rúpias por dia (pouco mais de dois euros). Acima de tudo, se você não pegar as nadadeiras, deve-se ter cuidado ao pisar o chão, já que está cheio de corais e você pode ganhar uma boa ferida de lembrança.
Uma boa opção é fazer uma das excursões de mergulho com snorkel nas melhores zonas das 3 ilhas, que costuma durar umas 5 ou 6 horas e saem por cerca de 100000 dólares.

Snorkel em Gili

Snorkel em Gili


9. Comer frutos do mar na praia


Uma das melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili é jantar um bom marisco ou peixe fresco em algum restaurante de praia. Estes locais com encanto dispõem de mesas em cima da areia da praia, a poucos metros da água, para desfrutar de um jantar inesquecível.
Comer marisco e peixe grelhado é muito popular entre os que visitam a ilha e, como não podia ser de outra forma, o prato estrela é a lagosta grelhada, com um preço em torno de 100.000 rúpias (6 euros), por cada 100 gramas, é um grande reclamação.
Nós a comemos duas noites a pé da praia no restaurante Scallywags, um dos mais famosos de Gili Trawangan e estava deliciosa.
Um dos lugares que você não pode perder é o Gili Trawangan Night Market, um mercado que anda cada noite, perto do porto, em que você pode experimentar todo o tipo de comida local, incluindo marisco e peixe fresco ao melhor preço.

Restaurantes a pé da praia do marisco

Restaurantes a pé da praia do marisco


10. Relaxar


Almoçar um bom prato de fruta, dar um passeio pela praia, deitar-se numa rede de descanso, dar um mergulho na praia, ler, fazer mergulho, comer uma tigela de salada ou massa de pão, ir para a piscina, desfrutar de uma massagem, ver o pôr-do-sol, ir jantar, frutos do mar, tomar um cocktail ou uma bebida em um bar enquanto ouve música, são apenas algumas das muitas coisas para fazer nas Ilhas Gili e que, em definitivo, resumo, como será o seu dia-a-dia, para relaxar, será uma das máximas de cada jornada.

Relax

Relax


Se você quiser nos ajudar a completar a lista dos 10 melhores coisas para fazer nas Ilhas Gili, acrescenta a sua nos comentários.

10 coisas para fazer nas Ilhas Gili imprescindíveis
Rate this post