1 – 12

O gosto pelas bonecas, pistas de corrida, bicicletas, bolas e jogos, entre outros presentes, costuma durar pouco tempo. Em contrapartida, há presentes que não são pagos com dinheiro e cujos benefícios permanecem toda a vida, razão suficiente para conhecê-los e entregá-los para os pequenos da casa neste Dia da Criança. Quais são esses “tesouros” que seus filhos receberão com um grande sorriso? Siga lendo!

2 – 12

1. Ri mais com eles. As crianças que crescem em um ambiente alegre, com pais que brincam e jogam frequentemente, aprendem que a diversão e o bom humor não só gostam quando estão com seus amigos. Conviver em um ambiente familiar cheio de risos e de cordialidade, otimista e saudável, ajuda os pequenos a ter mais segurança em si mesmos e melhor controle de suas emoções.

3 – 12

2. Conheça os seus filhos! As crianças agradecem os brinquedos eletrônicos, mas muitas vezes estes divertem-se mais ao pai do que os pequenos. Antes de comprar o jogo de moda, conheça melhor a seus filhos; dedícales uma tarde a cada um, e perguntem a eles o que lhes atrai de determinado brinquedo ou se preferem algo mais simples, para compartilhar com seus amigos e não com adultos, como pai ou mãe.

4 – 12

3. Fortalece sua auto-estima. Se depois de uma má classificação, você diz a seu filho “você é tolo!” ou “a tua irmã obtém melhores notas!”, danificar a sua auto-estima. Jamais compare a uma criança com irmãos ou colegas de classe, nem marcar, caso contrário, você criará as condições para que se encaixe nesse perfil e perder a segurança em si mesmo. Celebrar cada vitória de seus filhos é fácil, o difícil e o mais importante é apoiá-los quando não alcançam seus objetivos.

5 – 12

4. Mostre-lhes gratidão. Sentir-se grato por grandes e pequenos detalhes da vida, é algo que toda criança deve aprender. Geralmente, as pessoas que agradecem são felizes e gostam de melhores relações. Aproveita cada oportunidade para dizer “obrigado” aos seus filhos, por exemplo, quando se lavam os dentes, tomar um medicamento sem chorar ou antes de dormir, por tudo o que aprenderam juntos no dia!

6 – 12

5. Dá os limites! Se permitir que façam o que se lhes afigura, você está educando crianças, que poderiam ser incapazes de se adaptar às mudanças, com pouca tolerância à frustração e menos autocontrole. Crescer sem limites claros faz com que seus filhos se tornem pequenos “tiranos”, muito agressivos, pois não aprendem a regular o seu comportamento ou a adaptar-se a diferentes contextos. Sem dúvida, marcar limites na vida diária é um presente que as crianças irão apreciar toda a sua vida.

7 – 12

6. Tolerância. Se você incluir esse valor na educação infantil, você estará promovendo a expressão mais clara do respeito para com os outros. É importante que, desde seus primeiros anos de vida, o pequeno aprenda a reconhecer e a respeitar as diferenças que observa, por exemplo, entre seus colegas de classe, que seja capaz de entender como pensam e sentem os outros, além de fazer valer os seus direitos e exigir que respeitem suas opiniões.

8 – 12

7. Honestidade. Quando as crianças dizem a verdade, ganham a confiança de que os rodeiam. Presente de boas-vindas aos seus filhos “lições de honestidade”, para que aprendam a ser sinceros com nós mesmos e reconhecer que, como qualquer pessoa, têm virtudes e defeitos. Quando você descobre que alguém começou a mentir, mais do que tomar represálias, ensine-o a valorizar a verdade (de preferência, com seu exemplo).

9 – 12

8. Resiliência. Se você hundes diante dos problemas e se amostras incapaz de resolvê-los, os seus filhos vão pensar que esta atitude é “normal”; pelo contrário, se a enfrentar as adversidades com segurança e se recupera depois de lutar contra eles, você será visto como um exemplo de superação, ou seja, de resiliência. Não se trata de ensinar as crianças a ignorar a realidade de uma situação difícil, mas para mostrar-lhes que, inclusive, os golpes da vida são uma oportunidade de aprender e sair fortalecidos.

10 – 12

9. O livros! Prometemos falar de presentes que não são guardados em caixas, mas estes são “tesouros” materiais que alimentam a mente infantil melhor do que qualquer outro. Além disso, os livros oferecem a você a oportunidade de levar seus filhos para desfrutar de sua leitura da tarde ou antes de dormir, o que constitui um ambiente acolhedor e caloroso. Ler em voz alta para as crianças favorece o seu desenvolvimento social e emocional, dando-lhes ferramentas para um futuro melhor.

11 – 12

10. Amor. A falta de cuidados, atenção, apego e proteção por parte dos adultos de seu entorno, pode fazer com que uma criança está doente, muitas vezes, tenha bruscas mudanças de conduta ou dificuldades em seu desenvolvimento físico e emocional. O amor por seus filhos é o melhor presente que você pode dar-lhes porque estabelece firmes bases para que cresçam como pessoas seguras, estáveis e felizes. Se os seus filhos se trata, não se limite ao besarlos, acariciarlos e abrazarlos!

12 – 12

Para complementar estas 10 dicas, queremos lembrá-lo de que o presente mais valioso para teus filhos és tu! Passar horas com eles em casa ou no parque, contando histórias, desenhando, montando quebra-cabeças ou correndo atrás de uma bola, significa compartilhar o tempo, abraços e sorrisos que tornam a sua vida mais feliz e completa.

10 presentes originais para crianças
Rate this post