Quinta-feira, 15 de junho de 2017, 03:38 pm, última atualização

Ficar sentado muito tempo em trajetos de longa duração pode causar mais do que dor de pernas. Esta fraca mobilidade chega provocar a formação de coágulos sanguíneos potencialmente perigosos nas pontas. Evite-os com estes exercícios contra a síndrome do viajante, que nada estragar sua viagem!


Sindrome-Viajante-Exercícios-Muito-Tempo-Sentado


Os riscos da síndrome do viajante


Chegam as férias, Natal, fim de ano e muitas pessoas planejam viajar. Isso significa permanecer longo tempo em automóveis, ônibus ou aviões. No entanto, ficar sentado muito tempo nos estreitos espaços destes transportes pode provocar a síndrome do viajante.


A falta de mobilidade em viagens terrestres ou aéreos, também conhecido como síndrome da classe econômica faz com que se reduza o fluxo de sangue de retorno ao coração, que é gerado naturalmente através do movimento muscular. Isto pode dar lugar a retenção de líquidos nas pernas e aumento da pressão sobre os tecidos, que também contribuem para reduzir o fluxo sanguíneo e resultar em trombose venosa profunda ou formação de coágulos de sangue nas veias profundas das pernas.


Trombose-Venosa-Profunda-Sindrome-Classe-Econômica


Desta trombose pode causar obstrução do fluxo de sangue de volta ao coração. Além disso, em 50% dos casos, uma parte desses trombos pode se romper e chegar aos pulmões, o que é conhecido como embolia pulmonar e provocar um ataque cardíaco. Para evitar estas complicações, alguns dos sinais a que deve estar [email protected] são:



  • Sintomas da síndrome do viajante:geralmente apresenta dor ou adormecimento das pernas ao sentar-se ao viajar.

  • Sintomas de trombose venosa profunda: inchaço nas pernas (geralmente apenas em uma ponta) acompanhada ou não de dor na panturrilha. Costumam aparecer depois da viagem.

  • Sintomas de embolia pulmonar: podem variar desde dor na face anterior do tórax, a pressão que dificulta a respiração, até morte súbita pouco depois de terminar a viagem.

Cabe destacar que não há mais risco de desenvolver estas complicações em deslocações cuja duração seja superior a 6 horas e se apresenta gravidez, obesidade, varizes, tabagismo, problemas osteoarticulares, câncer, doenças cardíacas ou distúrbios de coagulação do sangue.


Exercícios contra a síndrome do viajante


Para evitar a síndrome do viajante é necessário adoptar medidas que facilitem a mobilidade. Uma das recomendações mais importantes é a realização de exercícios para viagens longas que ajudem a manter uma circulação normal e a desentumecer as pontas. Além de levantar a andar cada vez que seja possível durante a sua estadia, você pode realizar estes exercícios:



  1. Exercícios de pés e tornozelos. Evita o repouso prolongado abrindo e alargando-se 10 vezes os dedos de seus pés. Segue-se com exercícios de tornozelo ao girar 10 vezes seus pés no sentido dos ponteiros do relógio e 10 contra. Termina com levantamentos de dedos dos pés e calcanhares, 10 vezes cada um.

  2. Exercícios de pernas para fazer sentado. Coloca as pernas juntas e os pés nas pontas dos pés, segurando nesta posição por alguns segundos. Continua segurando um objeto pequeno, entre os joelhos (como um travesseiro ou uma bola de borracha) para apertar as pernas para o centro umas 10 vezes. Também pode utilizar este objecto para elevar e abaixar as pernas lentamente.

  3. Abdominais [email protected] Com seus pés firmes no chão, incline-se lentamente para a frente, contraindo o seu abdômen e percorrendo suas coxas, panturrilhas e tornozelos com os dedos das suas mãos. Mantenha esta posição por 15 segundos antes de subir lentamente para voltar a sentar-se. Realiza cinco repetições e retorna a seqüência a cada hora.

  4. Exercícios de pé para pernas. Apesar de nem sempre são possíveis, por exemplo, podem ser realizadas como exercícios no avião (um corredor). É recomendável que ejercites suas panturrilhas levantándote sobre seus dedos do pé e segurando até a conta de três. Agora, estica suas coxas ao manter-se sobre uma perna e dobrando a outra atrás de você. Pegue seu tornozelo e tira do calcanhar em direção ao glúteo, mantendo o tronco ereto e reto. Faz 10 repetições, mantenha esta posição por 10 segundos e ca pernas.

  5. Alongamentos para a parte superior do corpo. Coloque ambos os braços sobre sua cabeça para tomar seu pulso esquerdo com a mão direita e puxando ela para a direita. Mantenha esta posição por 15 segundos e muda de braço. Depois, solte seus ombros e gira seu pescoço lentamente para a direita, depois para a esquerda (repete cinco vezes). Agora, solte os ombros na direção dos ponteiros do relógio e, depois, ao contrário (repetir 5 vezes). Você pode fazer estes exercícios em seu lugar ou de pé.

Procura andar uma vez que você chegou ao seu destino, recomenda-se como um dos exercícios para pernas cansadas depois de uma longa viagem começa por explorar a área em que você vai passar suas férias, não fique qu[email protected] ou voltar a sentar-se!


Dicas para evitar a síndrome da classe econômica


Antes de fazer a sua viagem, você pode seguir recomendações básicas para prevenir a síndrome do viajante. Não importa o meio de transporte utilizado, pode-se levar em conta as seguintes dicas sobre como evitar a má circulação nas pernas durante as viagens.



  • Use sapatos e roupas confortáveis que permitam a boa circulação, evite cintos ou calças apertadas.

  • Hidrátate bem para compensar a desidratação, além disso evite álcool e cafeína.

  • Mantenha uma postura corporal correta. Escolha assentos localizados ao lado de corredores, pois permitem uma maior liberdade de movimento.

  • Não coloque bagagens sob o seu lugar, pois diminui o espaço para mover suas pernas.

  • Use meias de compressão para ajudar a que o sangue se acumule nas suas pernas.

  • Se você quiser dormir durante a viagem, procura manter uma postura corporal correta e com as pernas esticadas.

  • Se você tem fatores de risco (gravidez, obesidade, varizes e os antes mencionados) consulte o seu médico antes de efectuar uma longa viagem.

Lembre-se de seguir estas medidas se tiver que fazer uma longa viagem de carro, ônibus ou avião. Evite a síndrome do viajante e a formação de coágulos para desfrutar de sua viagem e dias de descanso, já tem preparada a sua mala?

5 exercícios contra a síndrome do viajante
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