Publicado por José Luís Sarralde o dia 10 de Julho De 2014

Trecho de estrada estreita nas Highlands da Escócia

Se bem que na Inglaterra existe uma rede de estradas e auto-estradas realmente extensa e muito bem sinalizada, que lhe permite conduzir sem problemas durante a sua viagem de turismo, situação na Escócia é um pouco diferente.

Na realidade, conforme você for para o norte da Escócia, já só vai dispor de uma auto-estrada, a oeste e se dirige para Glasgow e se aproxima de Edimburgo.

Isso sim, até a altura das duas grandes capitais da Escócia, também encontra rodovias em bom estado, como a que recorreráss se você decidiu subir para Edimburgo pela costa leste, com longos trechos nas proximidades da capital da Escócia.

E, em geral, não encontrará problemas de excesso de tráfego. Ao contrário, pela minha experiência de uma viagem em agosto por zonas turísticas da Escócia, posso afirmar que o tráfego é conspicuamente escasso.

Passing place em um trecho estreito da estrada de Higlands na Escócia

Mas se você quiser subir até as Terras Altas (Higlands) da Escócia, o panorama é diferente. Na prática a maioria das rotas que percorrem estradas de duplo sentido, as quais, em geral, estão em bom estado e, como é característica de toda a rede viária da Grã-Bretanha, muito bem sinalizadas.

A destacar a sinalização específica de todos os locais de interesse, pelo que, na Escócia, vai ser muito difícil “perder” na hora de localizar uma cidade, um castelo ou uma paisagem de destaque.

Trecho de estrada estreita nas Terras Altas da Escócia

Sinalização em inglês e gaélico nas estradas da Escócia

Quando viajar nas Terras Altas da Escócia, e você já se acostumou a circular por estradas de duplo sentido, o problema surge ao ir por estradas que circundam lagos ou sobem por algo áreas montanhosas (Escócia não encontrará estradas de montanha alta, tipo os Alpes).

Em determinados trechos das estradas da Escócia ver-se surpreendido por caminhos sinuosos e calçadas estreitas. E, em concreto, por vezes tão estreitos que só cabe um veículo; mas, ao menos, são trechos com uma sucessão de espaços laterais pavimentadas, sinalizadas como passing place, que você deve usar para cruzarte com outros veículos.

Trecho de estrada em bom estado em zonas altas da Escócia

Ponte para atravessar para a ilha de Skye nas Highlands da Escócia

Quando viajar para as regiões altas da Escócia, às vezes, pode lhe dar a sensação de que as estradas vão acondicionando e melhorando a saltos de orçamentos. Me explico.

Você pode ir circulando por uma estrada de via dupla, bem sinalizada e relativamente larga e, de repente, entrará em um trecho sinuoso em deficiente estado, que rapidamente passa a ser um trecho de passing place, para em dois quilômetros voltar a ser uma estrada larga e bem pavimentada.

Em suma, é uma questão de estar atento e se acostumar. Mas pela dificuldade que isso implica na hora de ultrapassar, é comum encontrar placas sinalizadoras lembrando os veículos lentos que devem deixar passar a outros veículos mais rápidos.

Outro aspecto a ter em conta são as limitações de velocidade, nem sempre bem definidas, mas as que você deve estar muito atentos, pois, como no resto da Grã-Bretanha, os radares são hiper-abundantes, embora sempre avisados com antecedência e mostrados claramente com aparelhos de cores.

Ovelhas na calçada nas estradas das Highlands da Escócia

Ciclistas circulando por estradas turísticas nas terras Altas da Escócia

Na Escócia, sobretudo nas Highlands, a sinalização estará em inglês e em francês, o idioma local, bem diferente do inglês.

Além disso, há áreas em que nos avisa da possibilidade de encontrar animais na estrada, como são veados ou ovelhas. Você tem que estar muito atento a esses avisos, pois é muito usual.

Em suma, além de ter que te habituar a dirigir com o volante à direita no carro de aluguer, e sempre (não se esqueça…) pela esquerda nas estradas e rotundas, quando em viagens para a Escócia também tem que passar um período para utilizar a conduzir por estradas de duplo sentido, nem sempre em perfeito estado. E para calcular bem os espaços passing place.

E se para viajar para a Escócia você planeja usar um carro de aluguer, eu recomendo a leitura do artigo com dicas para alugar um carro para a sua viagem pela Inglaterra e Escócia.

Do mesmo modo, para encontrar os preços mais baratos do carro de aluguel, se a idéia de uma web comparadora de locações de carros que trabalha com diversas empresas, bem como duas prestigiadas empresas de aluguer.

ORGANIZE sua VIAGEM

DICAS ÚTEIS para a sua VIAGEM

Dicas conduzir por estradas Escócia
Rate this post